Como cobrar e receber dos meus clientes com os melhores meios de pagamento?

Conta Digital
Redação EGS SistemasCriado 29/7/2022

Imagine a seguinte situação, você investe para atrair o cliente até o seu negócio, os vendedores se esforçam para vender seu produto ou serviço, o cliente se encanta e decide fechar o negócio. Entretanto, na hora de efetuar o pagamento, você perde a venda porque não oferecia meios de pagamento que o cliente precisava.

Atire a primeira pedra quem nunca passou por algo parecido. É fato que o mercado está cada vez mais competitivo, e perder receita não é um privilégio que os empresários podem ter. Ainda mais por um motivo tão simples como oferecer vários meios de pagamento para cobrar dos clientes.

Isso nos leva à próxima questão: quais meios de pagamento é preciso ter para cobrar e receber dos consumidores? É sobre isso que falaremos a seguir, além de ensinar um jeito simples e prático de ter todos esses meios sem precisar ter conta em banco ou mesmo adquirir maquininhas de pagamento!

Quais os principais meios de pagamento utilizados no Brasil?

Para saber quais meios de pagamento é preciso ter, podemos recorrer a uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, que mapeou as principais formas de pagamento usadas pelos brasileiros.

Conforme o levantamento, a principal ainda é o dinheiro (71%), seguida de perto pelo PIX (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%). Além dessas maneiras, o pagamento por boleto bancário e links de pagamento estão ficando cada vez mais comuns.

Agora, entenderemos os benefícios de cada um desses meios de pagamento para os clientes e, claro, para os empresários.

Dinheiro

Segundo o estudo da CNDL, as pessoas priorizam o pagamento em dinheiro no dia a dia pelos seguintes motivos: praticidade e rapidez (39%), possibilidade de ganhar descontos (38%), melhor controle de gastos (35%) e garantia de aceitação nas lojas (32%).

Para quem recebe, esse meio de pagamento oferece a vantagem de entrada rápida de dinheiro, redução de taxas e melhor controle de fluxo de caixa.

Pix

PIX É o pagamento instantâneo brasileiro, criado pelo Banco Central (BC). Por meio do PIX, os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, fornecendo mais agilidade aos pagamentos.

Criado no final de 2020, esse meio de pagamento conquistou os brasileiros e, atualmente, já é o segundo mais usado nas transações comerciais. Para usá-lo, basta cadastrar uma chave em uma instituição financeira, que pode ser um banco ou conta digital.

Cartão de débito e crédito

Sem dúvida, a principal vantagem do pagamento por cartão é a conveniência. Afinal, basta usar o plástico na hora de pagar, sem precisar ficar carregando dinheiro por aí. No caso do cartão de crédito, ainda existe o benefício do parcelamento.

Há também o fator segurança nas transações, já que a operadora do cartão assume a responsabilidade de cobrança, caso o cliente não pague a fatura. Para o vendedor, há a vantagem da garantia de recebimento, porém, tendo que arcar com as taxas.

Boleto bancário

Em essência, o boleto bancário é um documento, onde consta as informações necessárias para validar a compra, como, por exemplo, os dados bancários da conta do emissor, valor, taxas de juros que incidem em caso de atraso, etc.

Apesar de ser um modelo tradicional, ainda é muito usado, principalmente em compras online ou serviços com cobrança mental. Ao contrário de anos atrás, que a pessoa precisava comparecer em um estabelecimento para pagar o boleto, hoje em dia isso pode ser feito pelo celular facilmente.

A principal vantagem do boleto é que o cliente pode programar o pagamento e, para o empreendedor, poder fixar uma taxa de juros caso o boleto atrase. Entretanto, o pagamento pode demorar até três dias para ser confirmado e o valor cair na conta do lojista.

Como ter todos esses meios de pagamentos sem precisar de um banco?

Se você quer ter o máximo de opções para cobrar e receber dos seus clientes, mas sem ter que lidar com a burocracia e taxas cobradas por bancos e maquininhas, temos uma solução. Estamos falando da Conta Digital EGS Sistemas, a conta digital que sua empresa merece.

Já imaginou ter uma conta com opção de boletos, cartão de crédito, pix e links de pagamentos, sem a necessidade de contratar com um banco? Com a conta digital da EGS Sistemas você conta com tudo isso.

  • Dinheiro na conta e na hora com pagamento via PIX, sem precisar abrir conta em banco;
  • Facilite o pagamento para seu cliente com a opção de cartão de crédito, sem precisar alugar maquininha;
  • Boletos em poucos cliques, gerencie seus pagamentos e recebimentos com mais facilidade e segurança;
  • Envie o link de cobrança em qualquer lugar. Você pode gerar o link e compartilhar com ele pelo WhatsApp em poucos segundos!

Ficou interessado? Clique aqui e confira todos os detalhes da conta digital EGS Sistemas!


Últimas postagens:

Ver todas