CRM: entenda como essa ferramenta pode potencializar suas vendas!

Sistema de Gestão (ERP)
Redação EGS SistemasCriado 25/11/2022Atualizado em 25/05/2023 16:24
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Provavelmente, você já ouviu falar sobre a importância de manter um bom relacionamento com os clientes. Afinal, pesquisas apontam ser muito mais vantajoso e rentável investir para fidelizar um cliente do que somente adquiri novos. E tudo isso passa por um mesmo caminho, o CRM.

CRM é uma sigla para Customer Relationshio Management, ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Portanto, um sistema CRM é essencial para gerar mais vendas, melhorar a experiência do cliente com a empresa e até mesmo a reputação da organização no mercado.

Entretanto, vale a pena ter em mente que o conceito de CRM vai muito além do que uma plataforma ou software. Apesar dessa tecnologia ser empregada para fazer a gestão do relacionado, um CRM compreende uma visão 360º que engloba vendas, marketing, atendimento e os demais pontos de contato com o consumidor.

Por que vale a pena investir em um CRM?

Nunca se falou tanto em cliente como ultimamente. Isso porque, cada vez mais, os gestores estão entendendo de vez que o relacionamento com o cliente é a chave para o sucesso da empresa. Dessa forma, investir em um CRM é colocar a empresa centrada no cliente, é uma estratégia de processo, ferramenta e tecnologia.

Pode parecer bastante óbvio, mas é importante relembrar que é o cliente que adquire sua mercadoria, é ele que validará se ela é boa ou não e, claro, é ele que traz o dinheiro que qualquer negócio precisa para funcionar.

E em uma época com facilidade de acesso à internet, redes sociais, grupos e muito mais, qualquer experiencia negativa ou positiva é potencializada para níveis inimagináveis. Até aqui deu para entender o quanto é importante investir em um CRM, não é mesmo?

Caso ainda esteja confuso ou na dúvida se vale a pena, lembre-se que por mais nichado que seja sua empresa, ou exclusivo o produto que você vende, há inúmeras outras empresas disputando o seu cliente.

Portanto, se você não tem uma ferramenta efetiva de gestão do seu cliente, é quase como entregar de bandeja esse consumidor para a concorrência. Quer um exemplo? Quando você acessa suas redes sociais, note a quantidade de propaganda e anúncios de empresas aparecem para você.

O fato é que as pessoas estão sendo assediadas a todo momento pelas marcas. Dessa maneira, investir em um CRM é uma maneira estratégica de estar sempre próximo do seu cliente. Confira, a seguir, algumas funcionalidades desse importante sistema.

Funcionalidade e vantagens de usar o sistema CRM na sua empresa

Primeiramente, uma plataforma de CRM é vantajosa por integrar em uma mesma tela todas as informações do cliente que, normalmente, estão dispersas pelos departamentos/setores da empresa.

Por exemplo, na loja o cliente faz um cadastro (informações de contato), o vendedor registra uma venda (informações de compra), no site o cliente navega pelos produtos (informações de interesse) e no atendimento ele registra problemas (dados de insatisfação).

O CRM integra todas essas informações para que você tenha uma visão completa da jornada de compra dele. Com isso, você consegue traçar estratégias mais eficazes e acertadas para fidelizar esse consumidor e até mesmo usá-las para atrair mais pessoas.

Além de organizar as informações, o CRM também é importante para fazer abordagens mais eficientes. Com informações seguras sobre a pessoa, o vendedor pode entrar em contato com a pessoa, tendo à disposição o histórico de compras e muito mais, potencializando o processo da venda.

Agora você entende a verdadeira importância de possuir informações detalhadas sobre seus clientes, não é mesmo? E para garantir essa eficiência, é essencial contar com uma plataforma de alta qualidade que registre e gerencie esses dados de forma integrada ao seu CRM.

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Atualizado em 25/05/2023 16:24

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