E-commerce: como montar uma loja virtual

E-commerce
Redação EGS SistemasCriado 1/7/2022

O e-commerce já era uma grande tendência bem antes da pandemia, mas com as mudanças de comportamento se tornou uma modalidade consolidada. Não por acaso, cada vez mais as pessoas estão buscando saber como montar uma loja virtual.

O ritmo de crescimento do e-commerce brasileiro alcança uma taxa de 23,69% ao ano desde 2015. Isso é o que mostra a 7ª edição da pesquisa "Perfil do E-Commerce Brasileiro", do PayPal Brasil e da BigDataCorp.

Em relação à quantidade de lojas, 2021 registrou 1,59 milhão de comerciantes digitais, 22,05% a mais que 2020. O faturamento do setor também só cresce.

Segundo estudo da Neotrust, o e-commerce brasileiro cresceu 26,9% em 2021, faturando R$ 161 bilhões. Para este ano a perspectiva continua em alta. Conforme a mesma pesquisa, o varejo online deve fechar 2022 com faturamento record de R$ 174 bilhões.

Portanto, para não perder mercado e fazer parte de um segmento que só cresce, é fundamental começar a vender online. Se você não sabe como montar uma loja virtual, continue a leitura que explicaremos o que fazer para ter seu próprio e-commerce.

Como montar uma loja virtual

Antes de começarmos a falar das partes técnicas da loja virtual, vale a pena frisar que você precisará abrir um CNPJ. Isso é necessário para regularizar a sua loja, emitir notas fiscais, garantir direitos trabalhistas e ficar em dia com a Receita Federal.

Caso esteja começando sozinho, você pode optar pelo modelo de Microempreendedor Individual (MEI). Agora, vamos aos elementos necessários para montar um e-commerce e começar a vender online com sucesso.

Plataforma

Escolher o tipo de plataforma para loja virtual é uma das decisões mais importantes que você precisará tomar. Assim como uma loja física precisa de uma estrutura para funcionar, o e-commerce também. Então, basicamente, a plataforma é a estrutura digital do seu comércio.

Existem três opções de plataformas disponíveis no mercado:

  • Gratuitas;
  • Código de fonte aberto;
  • Pagas;

As plataformas gratuitas nem sempre são customizadas e são geralmente limitadas. Já as plataformas de código de fonte aberto necessitam de conhecimento em programação para efetuar as configurações e personalizações.

Por último, as plataformas pagas de e-commerce são soluções mais robustas com opções de customização mais completa, porém, é necessário investimento, normalmente uma comissão por vendas e contratação de profissionais experientes para realizar os ajustes.

Pagamentos

Quem monta uma loja virtual espera vender, e muito, certo? Bom, para que as transações de vendas sejam processadas corretamente você precisará de uma solução de pagamento. Normalmente, esse serviço é integrado à plataforma. Aqui, também há três caminhos a se escolher:

  • Intermediadores de pagamento: uma das opções mais escolhidas, pois são simples de usar e muitas vezes possuem a função de evitar riscos de fraude. Entretanto, cobram uma taxa fixa por transação, mais um valor sobre a venda;
  • Gateways de pagamento: solução mais robusta para pagamento que costuma cobrar apenas uma taxa fixa por transação. Porém, o lojista precisa contratar a parte serviços de antifraude;
  • Integração direta: normalmente, essa opção é mais escolhida por lojistas com grande porte e ampla experiência no varejo virtual. Aqui, o empresário tem contato direto com o adquirente e pode negociar a taxa livremente.

Cadastro de produtos

Quando você entra em uma loja física, depara-se com produtos organizados em prateleiras, setores ou gôndolas, conforme o tipo, tamanho, etc. Além disso, conta com atendentes e vendedores que podem te auxiliar na escolha ou explicar o funcionamento e diferenciais dos itens.

No e-commerce, não existe isso. Bom, não dessa forma. A função da organização dos produtos de forma a facilitar a jornada do cliente é responsabilidade do cadastro de produtos. Além de mantê-los organizados na loja, é preciso dedicar tempo e esforço para fazer boas imagens, vídeos e descrições convincentes.

Logística e Frete

O cliente entrou na sua loja, escolheu o produto, efetuou o pagamento e agora? Aqui entra uma das etapas mais desafiadoras de quem está montando uma loja virtual, a operação logística.

Você pode optar por fazer a entrega usando os serviços dos Correios, uma das alternativas mais simples, ou contratar uma transportadora parceira. É preciso avaliar com cuidado as opções, verificando critérios como responsabilidade na entrega, prazo e valores.

E-commerce EGS Sistemas: tudo o que o seu negócio precisa para vender online, em uma única plataforma!

Como visto, vender online é um caminho que todos os empreendedores precisam seguir para obter sucesso. Afinal, a concorrência já está operando neste formato e você não vai querer ficar de fora, não é mesmo?

Entretanto, sabemos que o processo de montar um e-commerce envolve conhecimentos e tempo que é muitas vezes difícil ter. Por isso, lançamos uma plataforma de vendas online, simples e intuitiva, para empresas de todos os portes e segmentos venderem pela internet.

Confira alguns diferenciais da nossa loja virtual:

Mais que uma loja virtual

Nossa plataforma possibilita o gerenciamento completo do seu empreendimento virtual e físico, com ferramentas que otimizam seu tempo.

Integrado com soluções de pagamento

Venda mais oferecendo diversos meios de pagamento ao seu cliente: boleto, pix, cartão de crédito e links de pagamento, sem a necessidade de contratar esse serviço com terceiros.

Integrado com sistemas de gestão (ERP)

Tenha mais recursos com a integração dos módulos Controle de Estoque, Controle Financeiro, Gestão de Compras e Gestão de Vendas, entre outros.

Crie sua loja virtual do zero

O E-commerce EGS é a mais completa solução de gerenciamento para o seu negócio online.

Acesso a qualquer hora em qualquer lugar

Solução 100% online, sem precisar baixar nada, para você gerenciar a sua loja virtual sem fronteiras.

Sua loja física, no meio digital

Utilize a plataforma para expandir ainda mais o seu estabelecimento, controlando tudo o que acontece com o seu negócio físico e digital.

Gostaria de ajuda para começar o processo de montar uma loja virtual? O treinamento com o time de especialistas da E-commerce EGS está garantido. Contratando nosso serviço, você ganha um treinamento completo para ficar 100% preparado para vender pela internet.

Clique aqui para conhecer mais da nossa loja virtual. Entre em contato e saiba mais!


Últimas postagens:

Ver todas