Em abril a Nota Técnica 2016.003 deve contar com nova tabela NCM

Documentos Fiscais
Redação EGS SistemasCriado 28/3/2022

A Secretaria da Fazendo atualizou na última semana a tabela da Nomenclatura Comum do Mercosul — NCM com vigência a partir do dia 01 de abril.

Os códigos da tabela NCM são apresentados nos documentos de Exportação e Importação e também nas notas fiscais eletrônicas.

A NCM contém 10874 códigos, sendo que seus códigos contêm 8 dígitos.

Com a nova técnica 2016.003 foram incluídos 537 (quinhentos e trinta e sete) sendo excluídos 441 (quatrocentos e quarenta e um) códigos.

Se você trabalha com emissão de notas fique atento a essas mudanças, pois pode interferir sobre o seu trabalho.


Entenda sobre a atualização

Devido à publicação no DOU de 29/11/21 da Resolução do Comitê-Executivo de Gestão de n.º 272, foi postada no Portal da NF-e a nova tabela com a nomenclatura Comum da Mercosul e suas respectivas unidades tributárias.

Diante disso, é importante estar atento à vigência que inicia no primeiro dia do mês de abril, e também aos prazos de implementação.

Para os Ambientes de Homologação, ou seja, ambiente de testes das empresas, a implementação iniciou no dia 14/03/2022.

Agora, nos Ambientes de Produção o prazo é o mesmo 01/04/2022.


Como acessar a tabela?

Para encontrar a tabela é muito simples. Você pode acessar o site da Nota Fiscal Eletrônica e fazer o caminho das seguintes orientações:

Procure pela aba “Documentos”, um menu suspenso com poucas opções, e você deverá clicar na última opção, “Diversos”.

A página dos documentos diversos sempre apresentará primeiro os documentos vigentes. Procure pela opção “Tabela de NCM e respectiva uTrib(Comércio Exterior) — Vigente a partir de 01/04/2022”.

Automaticamente seu computador irá iniciar o download de uma planilha em Excel. Nela você pode conferir as atualizações da tabela.


Quer parar de se preocupar com as atualizações?

Com software do EGS Sistemas você estará sempre atualizado com as mudanças legislativas. Nossos emissores de notas fiscais são rápidos e simples de usar, além disso, poder contar com atendimento humanizado com especialistas em documentos fiscais para sanar todas as dúvidas. Saiba mais em: www.egssistemas.com.br


Últimas postagens:

Ver todas