Entenda a diferença entre análise de rentabilidade e lucratividade
Gestão FinanceiraVocê sabia que uma empresa, mesmo vendendo muito e tendo lucro, pode não ser rentável? Isso mesmo. Por isso, a importância de entender a diferença entre análise de rentabilidade e lucratividade. A análise financeira é um processo extremamente importante para a saúde e sobrevivência da empresa.
Justamente por números isolados, como o faturamento, encobrirem a real situação de uma organização, é preciso dominar bem os conceitos envolvidos. Por exemplo, imagine que você é o dono de uma padaria e quase todos os dias seus pães acabam antes de atender todos os clientes.
Então, você planeja comprar mais um forno, pois assim conseguirá fazer mais pães para vender mais e aumentar o faturamento. Mas será que essa é, realmente uma boa estratégia?
Para saber a resposta você deve conhecer bem a sua capacidade produtiva, margem de lucro dos produtos e, claro, o valor do investimento.
O cálculo de rentabilidade e lucratividade ajuda justamente a entender momentos como esse. Ambos são importantes indicadores do resultado (KPI), que ajudam os gestores na tomada de decisão. Isso porque podem ser utilizados para comparar a evolução do negócio ao longo do tempo, assim como para detectar pontos de melhoria.
Ainda confuso sobre a diferença entre análise de rentabilidade e lucratividade? Nos próximos tópicos explicaremos o que é cada um desses conceitos e como calculá-los. Boa leitura!
O que é lucratividade?
Como o próprio nome já sugere, a lucratividade está relacionada ao lucro da empresa. Mais precisamente, a lucratividade é o lucro da organização em um determinado período. Portanto, é um indicador que serve para mostrar se a empresa gerou recursos suficientes para cobrir suas despesas e custos e o quanto sobrou de dinheiro.
Em outras palavras, a lucratividade é o quanto a empresa gerou de lucro em um período específico. Dessa forma, entendemos que além do lucro, a lucratividade está relacionada com a receita e as despesas da empresa.
A lucratividade é expressa em percentual, para calculá-lo, basta suar a seguinte fórmula:
Lucratividade = (lucro líquido / receita total) x 100.
O que é rentabilidade?
Rentabilidade é o percentual de ganho a partir do valor que foi investido. Ao contrário da lucratividade, a rentabilidade não está relacionada às vendas da empresa, mas aos recursos que foram investidos.
De modo bem direto, a rentabilidade serve para mostrar aos investidores se o negócio consegue se pagar. Ou seja, é um indicador usado para entender se a empresa é rentável e o quanto. Quanto mais rentável, mais investimentos atrai. Por outro lado, quanto menos, mais difícil é alocar recursos.
Esse indicador pode ser calculado de diferentes maneiras. Por exemplo, considerando somente os recursos que os sócios investiram ou somando o capital de terceiros, como bancos, fornecedores, entre outros).
Para encontrar a rentabilidade, seguinte fórmula é usada:
Rentabilidade = (lucro líquido / investimento) x 100
Como calcular a lucratividade de uma empresa?
O cálculo da lucratividade é feito com base na receita bruta da empresa. Esse valor pode ser obtido a partir da seguinte fórmula:
Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100
Para exemplo de cálculo, vamos imaginar que a padaria do começo deste artigo teve um lucro líquido de R$50.000,00, com receita bruta de R$300.000,00.
Ou seja:
Lucratividade = (50.000 / 300.000) x 100
O que resultaria em:
Lucratividade 16,66%
Mas o que significa esses 16,66%? Basicamente, cada 1 real faturado pela padaria gerou 16.66 centavos de lucro líquido.
Como calcular a rentabilidade de uma empresa?
Seguindo a fórmula da rentabilidade, temos:
Rentabilidade = (Lucro Líquido / Valor investido no negócio) x 100
Vamos imaginar que a padaria investiu R$5.000,00 em marketing. No final da campanha, o lucro líquido foi de R$15.000,00. Portanto, o cálculo da rentabilidade será:
Rentabilidade = (15.000 / 5.000) x 100 = 300%
Ou seja, para cada 1 real investido, houve um retorno de 3 reais.
Como melhorar a rentabilidade e a lucratividade da empresa?
Aumentar a rentabilidade de um negócio é o grande objetivo de todos os empreendedores. Agora que você já entendeu como esses indicadores são monitorados, é possível traçar estratégias para melhorar a lucratividade e a rentabilidade do negócio.
Primeiramente, você precisa monitorar a sua margem de lucro, estudando os cursos e despesas de cada mercadoria. Vale a pena também ter um registro muito preciso do fluxo de caixa, para saber todas as entradas e saídas, a fim de traçar o faturamento preciso.
Outros pontos como gestão de estoque e de vendas contribuem para reduzir despesas, consequentemente melhorando a margem de lucro. Para facilitar e aprimorar todos esses processos, é fundamental contar sempre com um software de gestão empresarial confiável, como o da EGS Sistemas.
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