Entenda o que é CSC (Código de Segurança do Contribuinte) e como obtê-lo.

Gestão Fiscal
Redação EGS SistemasCriado 4/8/2023Atualizado em 03/10/2023 11:23
ilustração banner

Constantemente, o governo tem investido em inovações para implementar meios mais tecnológicos e seguros para seus processos de acesso e fiscalização. Desse modo, destaque para o Código de Segurança do Contribuinte (CSC), adotada pela receita estadual e federal para dar mais segurança e praticidade ao contribuinte na hora de emitir Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor (NFC-e)

O que é CSC?

O Código de Segurança do Contribuinte (CSC) é um código de segurança alfanumérico (sequência de números e letras), conhecido apenas pelo próprio contribuinte e pelas secretarias da fazenda e estadual.

Obrigatoriamente, o CSC possui de 16 a 36 caracteres, o que garante uma infinidade de possibilidades e mais segurança na validação dos processos. Vale frisar que o Código de Segurança do Contribuinte (CSC/Token) é obrigatório para gerar o QR Code, conforme Nota Técnica 2013/005.

Qual a sua finalidade e quem deve utilizar?

CSC é um dos requisitos mais importantes para uma empresa emitir a Nota Fiscal do Consumidor (NFCe). Afinal, o Código de Segurança do Contribuinte é usado para garantir a autoria e a autenticidade do Danfe-NFC-e. Por meio do CSC, o contribuinte gera o código bidimensional, chamado de "QR Code da NFC-e". Ou seja, todo contribuinte que emite a NFC-e deve possuir um CSC válido.

Como obter o CSC?

Apesar da tecnologia de CSC já ter sido implantado em todo o país, o procedimento para obtê-lo não é unificado. Ou seja, o processo para obter CSC pode variar entre os diferentes estados. Dessa forma, recomenda-se entrar em contato com a secretaria da fazenda do estado para encontrar o caminho correto.

Por exemplo, o contribuinte do estado do Paraná pode ter até dois CSC válidos por ambiente (homologação e produção). Portanto, para começar a emitir a NFC-e, é preciso:

É possível utilizar o mesmo CSC para mais de um documento fiscal?

Como dito neste artigo, o CSC é usado para garantir a autoria e a autenticidade do DANFE NFC-e e do respectivo QR Code. Dessa forma, o único documento que o CSC pode ser usado é a nota fiscal de consumidor.

Portanto, quando o contribuinte for efetuar as configurações e os cadastros no programa emissor de nota fiscal, precisa cadastrar o código token e o identificador (ID) correspondente, conforme os campos disponíveis no emissor.

Importante, se o código token não for configurado corretamente no programa emissor, não será possível confirmar a autenticidade da NFC-e por meio da leitura do QR Code.

Conheça o Emissor de Notas 100% Online da EGS Sistemas!

Desenvolvido para suprir a necessidade da sua empresa, o emissor de notas da EGS Sistemas conta com emissões de NFe, MDFe, NFCe, NFSe, SAT CFe e NFPe. Tudo isso, em uma única ferramenta, de forma prática e rápida.

Se você tem um estabelecimento comercial e precisa emitir cupom fiscal, experimente gratuitamente todas as facilidades do emissor de notas fiscais da EGS Sistemas. Clientes do Brasil todo podem contar com emissão da NFCe e SAT CFe 100% online, sem precisar baixar nada, e emissões manuais ou por meio do PDV.

Diferenciais do Emissor de Notas da EGS Sistemas:

  • Teste gratuito;
  • Imprimir em qualquer impressora;
  • Impressão e envio do cupom (DANFCE) por e-mail;
  • Compatível com certificados A1 e A3;
  • Dispensa lacres e redução Z e X;
  • Emissões em contingência;
  • Acesso para contabilidade;
  • Geração de arquivo SPED;
  • Armazenamento na nuvem;
  • Integrado com a maquininha Stone;
  • Importação de produtos e clientes por planilha Excel;
  • Emissões utilizando ou não o Frente de Caixa;
  • Para todos os tipos de comércios, varejos ou estabelecimentos;
  • Treinamento gratuito para aproveitar todas as funcionalidades disponíveis;
  • Pode ser integrado com o módulo de vendas e vinculado com ordem de serviço;
  • Integrado com PDV EGS. Gera automaticamente a NFCe e sem precisar de preenchimentos manuais;
  • Ferramenta para copiar informações de notas já existentes, facilitando emissão de documentos.

Clique aqui, conheça nossa solução completa e teste gratuitamente!

Atualizado em 03/10/2023 11:23

Últimas postagens:

Ver todas
    Egs Sistemas
    Egs Sistemas