Estratégias de gestão de estoque para lidar com a sazonalidade de vendas

Gestão de Estoque / WMS
Redação EGS SistemasCriado 30/6/2023
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Se você vende chocolates, sabe muito bem que na Páscoa as suas vendas terão um pico fora do normal. Floricultura? É melhor preparar o estoque para o Dia dos Namorados. Tem um bar ou restaurante? Com certeza, o fluxo no fim de semana será bem maior do que em uma terça-feira.

Esses “picos” em determinados momentos do ano são chamados de sazonalidade. Entender quais são as sazonalidades de vendas do seu nicho é fundamental para preparar o seu estoque. Afinal, ninguém quer perder venda, ainda mais em um momento mais oportuno.

Se você não se prepara para as épocas de sazonalidade, pode ter prejuízos com a falta de mercadoria ou com a dificuldade de negociar melhores preços com os fornecedores. Ou seja, a velha lei da oferta e demanda.

Pronto para entender mais sobre esse assunto e criar as melhores estratégias de venda para sua empresa? Continue a leitura!

O que é a sazonalidade de vendas e quando pode ocorrer?

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a “sazonalidade se refere ao período em que a demanda tem uma grande variação e que representa desafios e oportunidades para o varejo”.

Se pensarmos em sazonalidade, logo vem à mente datas como Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, etc. Porém, é importante considerar eventos que se enquadram na categoria de supersazonalidade, como Olimpíadas ou Copa do Mundo.

Por exemplo, historicamente as academias têm um pico de matrícula no começo do ano (quem nunca colocou como meta de ano novo ficar em forma?) ou começo do verão (o famoso projeto verão).

Entender essas peculiaridades do seu nicho é fundamental para aproveitar estrategicamente as sazonalidades. Explicaremos como fazer isso no próximo tópico.

Como analisar os dados de vendas do passado para prever a demanda sazonal

Com certeza épocas como Natal, Black Friday e Dia das Mães apresentam crescimento nas vendas. Mas, no caso de empresas com nichos específicos? Por exemplo, uma empresa de serviços. Nesses casos, seu histórico de vendas é a principal informação que você precisa.

Aqui vale um ponto de atenção. Se o seu histórico de vendas é preenchido manualmente pelos vendedores ou outro funcionário, essa fonte de informação pode estar imprecisa e/ou conter erros.

Portanto, o indicado é buscar alternativas automatizadas de controle. Por exemplo, software de gestão, o famoso ERP. Essa ferramenta trará dados confiáveis e precisos sobre seus históricos de vendas, sendo possível traçar uma precisão mais fiel para as épocas de sazonalidade.

O papel da automação na gestão de estoque sazonal

Com tantas tarefas operacionais e processos para cuidar, automatizar processos é sempre a melhor saída para quem busca eficiência nas tarefas. No caso da gestão de estoque sazonal isso não é diferente. Por meio de softwares de gestão é possível tornar todo o ciclo mais confiável e simples de cuidar.

Uma dica valiosa é que o time de responsáveis pela entrada e saída das mercadorias registrem no seu sistema todas as informações. Com esse controle, você saberá como está o estoque e quando deve fazer a reposição.

A automação também permite ficar atento aos prazos de validade da mercadoria, evitando perdas de produtos. Vale lembrar que os produtos sazonais podem ficar parados na prateleira por um longo período. Todavia, quanto mais tempo parado, menor é a chance de venda.

Dessa forma, é necessário fazer o controle do fluxo e giro do produto. O que é realizado automaticamente pela ferramenta de gestão com o controle do estoque, tendo como base informações de compras, matérias-primas consumidas durante a produção e eficiência de vendas.

Como a Gestão de Estoque/WMS EGS pode ajudar nos processos de análise de sazonalidade de vendas

Como vimos até aqui, a gestão correta do estoque para lidar com a sazonalidade contribui diretamente para aumentar as vendas e a lucratividade do negócio. Portanto, é fundamental contar com o apoio de um software de gestão eficiente, um controle de gestão eficiente para o seu negócio.

A gestão de estoque/WMS EGS Sistemas é uma solução completa para quem busca modernizar seus processos. Entre os diversos benefícios dessa ferramenta, encontram-se funcionalidades que ajudaram na gestão do estoque para períodos de sazonalidade.

Por exemplo, o software proporciona informações como quantidade de itens que entraram e saíram durante um período específico. Dessa forma, poderá ajudar na análise das sazonalidades, a fim de identificar os momentos mais estratégicos para ampliar e/ou reduzir estoque.

Com a funcionalidade da gestão de compras do sistema EGS, a empresa pode solicitar materiais e equipamentos necessários para realizar suas atividades de forma rápida, permitindo que o setor responsável possa gerenciar o estoque e realizar compras de maneira mais eficiente.

Outro diferencial da é o módulo de gestão de vendas, que contribui para otimizar e automatizar processos de venda, facilitando gerenciar o ciclo completo de vendas, desde o orçamento até a entrega do produto.

E, é claro, a função de gestão de estoque permite consultar saldo de estoque, verificar a quantidade de produtos disponíveis, visualizar movimentações de entrada e saída de produtos, localização de determinado produto.

Todos esses diferenciais tornam o processo de análise e gestão muito mais simplificado. Permitindo aproveitar da melhor maneira possível as épocas de sazonalidade. Ficou interessado em conhecer mais do WMS EGS Sistemas? É só clicar aqui para conferir todos os diferenciais dessa ferramenta!


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