Dashboard: o que é, importância e como fazer um corretamente

Sistema de Gestão (ERP)
Redação EGS SistemasCriado 6/1/2023Atualizado em 22/05/2023 08:31
ilustração banner

Todo gestor que busca crescimento entende a importância de acompanhar métricas de desempenho. Ter esse olhar voltado para números é importante para tomar decisões estratégicas, tendo embasamento e visão real do negócio. Mas como fazer isso com tantos indicadores? A resposta está no dashboard.

Mais do que saber agrupar números, é necessário conseguir entender o que eles representam e querem dizer. É por isso que um dashboard é tão importante. Quer um exemplo bem simples? O painel de um carro. Não à toa, muitos layouts de dashboards se inspiram nesse conceito. No painel do carro você tem fácil visualização de tudo o que é importante para uma navegação segura.

A velocidade, a quantidade de combustível, indicadores luminosos para o caso de algum componente apresentar defeito, etc. O dashboard funcionará da mesma maneira, mas é claro que com um escopo e complexidade bem maior.

Portanto, podemos definir dashboard como um painel visual, com interface gráfica, com informações de gestão (métricas, indicadores, KPIs...). A forma e conteúdo de um dashboard pode ser personalizada conforme a estratégia e metas de cada empresa.

Qual a importância e os benefícios de ter um Dashboard?

Com a tendência crescente das empresas lidarem com volumes de dados, é preciso melhorar as decisões usando essas informações como subsídio. Afinal, sabemos que as melhores estratégias são aquelas realizadas com embasamento.

Em um dashboard, é possível incluir, por exemplos, números de vendas, dados financeiros, operacionais, marketing, projetos e tudo mais que fizer sentido para o desempenho organizacional. Esse painel pode ser visualizado em um computador, celular ou transmitido em uma tela de TV.

Entre os inúmeros benefícios de um dashboard podemos citar:

  • Visualização em tempo real e simplificada sobre a empresa;
  • Organização de dados;
  • Centralização de informações estratégicas;
  • Fornecer métricas para embasar decisores;
  • Proporcionar transparência organizacional para todos os envolvidos;
  • Engajamento dos colaboradores no dia a dia da empresa.

Quais tipos de Dashboard existem?

  1. Dashboard Operacional: trata-se de um dashboard específico para as métricas operacionais da empresa. Basicamente, serve para que analistas e gestores acompanhem o desempenho de processos organizacionais.
  2. Dashboard Tático: aqui, o objetivo é tomada de decisão. Por isso, o dashboard tático contará com indicadores que contribuem para melhor opção. Normalmente, são métricas alinhadas com os objetivos de médio e longo prazo da companhia.
  3. Dashboard Estratégico: como o nome sugere, esse dashboard concentra todas as métricas e indicadores que ajudam a tomar decisões estratégicas da organização. Por exemplo, lançar um produto, abrir uma nova filial, cortar gastos, etc.

Quais dados podem ser visualizados no Dashboard?

Como explicamos, o dashboard é um painel bastante dinâmico que pode ser usado para os mais variados intuitos e conter os dados que mais fazem sentido para a estratégia da empresa. A seguir, listaremos alguns exemplos de dados que podem ser visualizados em um dashboard.

Dashboard comercial:

Usado para avaliar a performance da área comercial. Exemplo de dados: número de leads atendidos, faturamento, vendas, quantidade de itens por vendas, produtos mais vendidos, ticket médio, tempo médio de venda, etc.

Dashboard financeiro:

Muito usado para acompanhar o fluxo de caixa em tempo real. Exemplos de indicadores que podem ser usados nesse caso: faturamento, receitas, despesas, contas a pagar e receber.

Dashboard de marketing:

O marketing é um dos setores que mais faz uso de dashboard. Podem ser monitorados dados como acessos no site, dados de redes sociais, conversões, leads, blog, etc.

Dashboard de recursos humanos:

Você sabia que até mesmo o RH pode se beneficiar de um dashboard? Pois essa é uma excelente ferramenta para gestão de pessoas. Podendo usar, por exemplo, para monitorar contatações, benefícios, folha de pagamento, férias, escalas, banco de horas, etc.

Como fazer um Dashboard eficiente e sem erros?

Agora que você já aprendeu o que é um dashboard e os diferentes tipos e métricas que podem ser usadas na visualização dessa ferramenta, é hora de sabe como criar um para sua empresa. Para que seu dashboard seja eficiente, o primeiro passo é ter claramente um objetivo.

Por exemplo, comece respondendo a seguinte pergunta: qual será a finalidade do dashboard? Algumas respostas podem surgir na mente, por exemplo, acompanhar diariamente os resultados do time comercial, melhorar o desempenho financeiro da empresa, encontrar gaps operacionais, visualizar o ROI de uma ação.

Após ter o objetivo bem definido, é hora de partir para a definição de quais informações o dashboard precisa ter. É neste momento que você selecionará os KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de Performance).

Com os indicadores estabelecidos você precisará de um layout. Ou seja, um visual que concentre essas métricas. Atualmente, existem diversas ferramentas que possibilitam configurar um dashboard. Em nosso sistema de gestão você terá acesso a um dashboard com todas as informações necessárias para gerenciar sua empresa com mais segurança. Clique aqui e conheça o Sistema de Gestão Empresarial da EGS Sistemas!

Atualizado em 22/05/2023 08:31

Últimas postagens:

Ver todas
    Egs Sistemas
    Egs Sistemas