Maturidade empresarial: sua organização está em qual nível?
Sistema de Gestão (ERP)A maturidade empresarial é um conceito muito aplicado no mundo dos negócios. Basicamente, refere-se ao nível de quão bem estruturados, gerenciados e mensurados são os processos de uma organização. Entender esse princípio é fundamental para a própria sobrevivência da empresa no mercado.
Para entendermos melhor esse princípio, é importante avaliarmos o cenário nacional. O Brasil registrou a abertura de mais de 3 milhões de empresas em 2022, mas teve mais de 1,6 milhões de negócios encerrados.
Esses dados são do Mapa de Empresas, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e demonstram o tamanho do universo de abertura e fechamento de empresas.
E quais os principais motivos que levam a um número tão expressivo de fechamento? Segundo o estudo “Sobrevivência das Empresas no Brasil”, da Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com o Sebrae, cerca de um terço das empresas brasileiras fecham em menos de dois anos. Sendo a falta de planejamento e deficiência na gestão como alguns dos principais motivos.
A importância da maturidade empresarial
O tempo de permanência de uma empresa no mercado está diretamente ligado com o nível de maturidade que a organização tem. Entretanto, ao contrário do que muitos gestores possam pensar, ter muitos anos, não significa, necessariamente, ter mais maturidade.
Da mesma forma que há empresas novas que contam com níveis de maturidade empresarial bastante elevados, existem empresas com décadas de existência que possuem baixos níveis de maturidade. Todavia, peculiaridades do nicho de cada empresa contribuirão para que uma ou outra consigam sobreviver por mais tempo.
Ou seja, uma empresa com baixo nível de maturidade dificilmente terá sucesso em um mercado bastante desafiador. O que é bastante comum hoje em dia. Por outro lado, nichos com baixa volatilidade e concorrência especializada podem favorecer que empresas com cultura baixa de maturidade continuem a existir.
Dessa forma, podemos entender que, quanto maior o nível de maturidade organizacional, melhor tende a ser a qualidade de seus projetos e produtos. Assim como os riscos são menores e a entrega de valor em seus produtos e serviços aumenta.
Níveis de maturidade empresarial
Para facilitar o entendimento do conceito de maturidade empresarial, podemos fazer uma analogia com o tempo de vida de uma pessoa. Um bebê precisa passar por etapas ao longo da vida para atingir maturidade. As experiências, desafios, aprendizados e outros elementos fazem com que as pessoas tenham cada vez mais maturidade.
Isso acontece da mesma forma com uma empresa. O caminho percorrido pela organização, sua solidez no mercado, experiência e demais fatores servirão para fortalecer a maturidade. Entretanto, para que ela tenha maior maturidade, é preciso saber aprender e evoluir com tudo isso.
Existem diferentes formas de avaliar o nível de maturidade de uma organização. Por exemplo, o Modelo de maturidade de Hammer e o Business Process Management Notation (BPMN). Para este artigo, usaremos de exemplo o modelo Malcolm Baldrige National Quality Award (MBNQA), por trazer critérios mais simples de serem entendidos e aplicados por todos os empresários.
O MBNQA estabelece 4 níveis de maturidade e 7 critérios de excelência em cada um deles. Para entender em qual você está, basta analisar os critérios. São eles:
1 – Liderança
Avalia o papel desempenhado por aqueles que ocupam posição de comando dentro da organização.
- Nível 1: define metas e objetivos e cobra seu cumprimento
- Nível 2: faz o acompanhamento periódico de desempenho
- Nível 3: adota uma filosofia holística e pensa a longo prazo
- Nível 4: há uma preocupação em formar novos líderes para o futuro da empresa
2 – Planejamento estratégico
Avalia a maneira com que a empresa estabelece e conduz suas estratégias de negócio e planos de ação.
- Nível 1: visão limitada ao cumprimento de metas de curto prazo
- Nível 2: análise estratégica global, pensando a curto, médio e longo prazo
- Nível 3: planos de ação alinhados aos objetivos estratégicos
- Nível 4: integração entre as diferentes áreas do negócio
3 – Foco no cliente
Avalie como a empresa se relaciona com seus clientes e os coloca no centro de suas decisões.
- Nível 1: o cliente não é prioridade
- Nível 2: há uma maior preocupação com a satisfação do cliente
- Nível 3: identificam-se e exploram-se as melhores oportunidades para satisfazer os clientes
- Nível 4: o cliente se torna o centro das atenções e suas necessidades são analisadas em detalhes
4 – Gestão do conhecimento
Avalie como a empresa gerencia seus dados e informações e difunde o conhecimento entre os colaboradores.
- Nível 1: o conhecimento se concentra nos mais experientes
- Nível 2: inicia-se o compartilhamento de experiências entre as áreas do negócio
- Nível 3: busca-se documentar e tornar disponível todo o conhecimento relevante
- Nível 4: criam-se ciclos de aprendizagem para que os conhecimentos sejam compartilhados sistematicamente
5 – Foco da força de trabalho
Avalie como a empresa utiliza e desenvolve a sua força de trabalho, extraindo de seus funcionários o potencial máximo.
- Nível 1: os colaboradores devem apenas cumprir suas tarefas de rotina
- Nível 2: reconhece-se a importância de desenvolver o potencial de cada colaborador
- Nível 3: as pessoas estão alinhadas aos objetivos estratégicos e buscam aplicar seus conhecimentos em projetos inovadores da empresa
- Nível 4: as pessoas estão felizes com a empresa em que trabalham
6 – Gerenciamento de processos
Avalie como os principais processos são projetados, conduzidos e aprimorados.
- Nível 1: as pessoas se dedicam mais a reagir a problemas e imprevistos
- Nível 2: os processos começam a ser padronizados
- Nível 3: todos os processos se encontram padronizados e integrados
- Nível 4: integração sistêmica de processos padronizados abrange aliados estratégicos
7 – Resultados
Avalia o desempenho geral da empresa em suas áreas mais sensíveis e relevantes e faz um comparativo com os concorrentes.
- Nível 1: os resultados são pouco consistentes
- Nível 2: os resultados são analisados com mais afinco e tendências são identificadas
- Nível 3: os resultados são analisados sistematicamente e começa-se a identificar tendências de melhoria
- Nível 4: os resultados se equiparam a referenciais globais
Estar em um nível baixo é um problema?
Para entender melhor como anda esse cenário atualmente, o Opinion Box e a Siteware fizeram o maior estudo sobre maturidade de gestão já feito no país. Confira a seguir os principais resultados da pesquisa
Com base no levantamento “Maturidade de Gestão 2021: um raio-X das empresas brasileiras e insights para aperfeiçoar a gestão do seu negócio”, do Opinion Box e da Siteware, a maioria das empresas ainda precisa evoluir muito em níveis de maturidade gestão.
Dados da pesquisa mostram que 78% das empresas fazem um planejamento estratégico, porém 34% não sabem quais os métodos de gestão utilizados na empresa. Além disso, apenas 29% acompanham indicadores-chaves de desempenho (KPI).
Portanto, ser uma empresa com baixo nível de maturidade não é um problema, pois, considera-se isso como uma fase natural da vida de uma organização. Entretanto, quando isso não é monitorado, a fim de evoluir nos níveis, a empresa, sim, tem um problema. Afinal, espera-se que uma empresa, ao longo dos anos, vá evoluindo em sua maturidade.
Como aumentar o nível de maturidade empresarial?
Continuando nossa analogia com a vida das pessoas, da mesma forma que os seres humanos ganham maturidade com o passar do tempo, as empresas também tendem a elevar seus níveis de maturidade ao longo dos anos.
Quando trabalhada de forma correta, essa maturidade é revertida em resultados. Para aumentar o nível de maturidade empresarial, a empresa deve implementar processos em todas as etapas e setores. Principalmente com métodos quantificáveis para gerenciar e controlar esses processos.
Com o uso de ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão, a organização terá a possibilidade de identificar o nível de maturidade, a fim de traçar estratégias de melhorias e evolução. Conseguindo, assim, tornar-se cada vez mais madura.
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