Como fazer a emissão da NFe que meu cliente solicitou?

Gestão Fiscal
Redação EGS SistemasCriado 7/11/2024
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Antes de dar início às emissões fiscais da sua empresa, você como Empreendedor precisa entender alguns processos que estão por trás da Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe). Para quem está começando pode parecer burocrático, porém, é mais simples do que pensamos e depois de feito, não precisa ficar se preocupando diariamente e já poderá emitir suas notas de forma segura de acordo com as legislações.

Identifique seu regime tributário

Você deve ter se perguntado “mas porque preciso emitir NFe?”. Com ela, você faz o registro de todas as compras e vendas do seu negócio, comprovando assim, que realmente a compra é legal perante aos órgãos fiscalizadores.

Faça as seguintes perguntas para identificar qual nota precisa:

  • Você vendeu algum produto, prestou um serviço para alguém / empresa, ou, preciso apenas de um comprovante com Valor Fiscal?
  • Eu sou MEI ou Simples Nacional?

Após entender qual tipo de NFe que o seu negócio precisa, é fundamental entender a categoria da sua empresa. O MEI (microempreendedor individual) fatura até 81 mil reais ao ano, agora caso tenha uma empresa com uma receita acima deste valor e anualmente pode chegar até R$360 mil, você é considerado um Simples Nacional. Lembrando que é indispensável um contador auxiliar nos processos e pagamentos de impostos.

O que é necessário para emitir a NFe?

O próximo passo é entender o que é necessário para emitir suas notas fiscais. Se tratando de emissões fiscais eletrônicas, esses documentos são indispensáveis, pois através deles, será feita a assinatura online e dirá que sua empresa estará apta para emitir notas.

  • NFe (Nota Fiscal de Produto): Precisará ter em mãos o Certificado Digital comprado com empresas certificadoras, esse certificado não é o seu Cartão CNPJ. Também precisará da Inscrição Estadual (IE) e Credenciamento com a SEFAZ do seu estado;
  • NFSe (Nota Fiscal Eletrônica de Serviço): Essa nota é sempre referente ao serviço prestado, precisará da Inscrição Municipal e Certificado Digital;
  • NFCe (Nota Fiscal Eletrônica de Consumir): Tenha o Certificado Digital, Inscrição Estadual Código CSC (Código de Segurança do Contribuinte) que é uma chave de segurança para dar autenticidade nos documentos, além disso precisará do ID TOKEN (serve para identificar o usuário que está emitindo). Ambos precisam ser solicitados.

Onde comprar o certificado digital

Para entender, hoje vivemos na era digital, e por se tratar de documentos que são gerados de forma online em todo Brasil. É necessário a agilidade da “Assinatura” da empresa nesses documentos, sendo assim, o certificado digital é responsável por assinar eletronicamente os documentos. Garantindo assim mais segurança e autenticidade em sua nota gerada. Esse certificado serve também para assinar outros tipos de documentos online e também outros tipos de notas, tais como CTe, MDFe, CTe OS etc.

Atualmente existem diversas empresas certificadoras que fazem a venda deste Certificado Digital, no mercado você pode encontrar dois modelos A1 ou A3. Ambos possuem a mesma funcionalidade alterando apenas a data de validade do certificado e forma de instalação. Esse documento é feito com o responsável legal da empresa, a Certificadora poderá te atender de forma online, através de videoconferência ou presencialmente. Geralmente, o certificado digital tem validade de 1 ano ou mais.

Parece burocrático mas não é! Tudo prezando pela segurança da sua empresa e na sua praticidade, a empresa Certificadora te dará orientações sobre. Lembrando que não são todos os sistemas emissores que atendem ambos modelos de certificado, fique atento e sempre pergunte antes de adquirir qualquer solução para este fim.

Qual a necessidade de fazer o Credenciamento na Sefaz?

Ele nada mais é do que uma solicitação que sua empresa deverá fazer para a Sefaz do seu estado. É um cadastro para seu negócio ser liberado a emitir NFe. Seu intuito é cumprir com aquelas obrigações fiscais, um exemplo, o recolhimento de impostos.

O que precisará estar com fácil acesso para solicitar o credenciamento:

  • Certificado digital;
  • Inscrição estadual;
  • Já ter escolhido seu emissor (sistema)
  • Estar com o CNPJ regularizado

Onde posso emitir a NFe?

Após definir qual tipo de nota seu negócio necessita, o próximo passo é escolher em qual plataforma irá realizar o processo de emissão. Hoje no mercado temos duas opções, as oferecidas pelo governo do estado ou prefeituras para emissões de notas, com uma solução mais simples, direcionado para pequenos empreendedores que estão começando a empreender.

Uma alternativa interessante é contar com uma empresa especializada, como a EGS Sistemas, que oferece um software dedicado para a emissão de notas fiscais. Com os diferenciais da EGS, o processo burocrático de emissão de NFe se torna mais simples e ágil, com soluções automatizadas que permitem emitir suas notas fiscais em questão de minutos, sem complicação. Além disso, a EGS Sistemas oferece ferramentas para ajudar na gestão integral do seu negócio, tornando sua operação mais eficiente. Para saber mais sobre como otimizar a gestão fiscal e muito mais, cadastre-se e receba conteúdos exclusivos, dicas de NFe e estratégias para o sucesso da sua empresa.



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