Como funciona a nota fiscal de remessa?
Gestão FiscalComo funciona a nota fiscal de remessa?
Documento é usado em movimentação de produtos sem natureza comercial. Entenda mais
Toda circulação de mercadoria precisa de uma nota fiscal, certo? Afinal, esse documento comprova a origem e atesta que o portador é, de fato, o dono do produto. Mas o que fazer quando uma mercadoria precisa ser movimentada de um local para outro, porém, não foi vendida? É aqui que a nota fiscal de remessa entra!
Imagine, por exemplo, que sua empresa participará como expositora de uma feira e, para isso, precisa levar alguns produtos para colocar no stand. Nesse caso, as mercadorias vão sair da loja/fábrica até o local do evento, mas sem estarem vendidas, por isso, não dá para emitir uma nota fiscal comum e gerar impostos.
Este é apenas um dos muitos casos onde a nota fiscal de remessa pode ser emitida. Entretanto, é preciso cuidado na hora de emitir, para não preencher incorretamente, gerando transtornos e problemas. Vamos aprender mais sobre ela e como emitir uma nota fiscal de remessa? Boa leitura!
O que é nota fiscal de remessa
A Nota Fiscal de Remessa é um documento fiscal emitido quando há a necessidade de fazer a circulação de mercadorias, porém sem o objetivo de venda. Assegurando, dessa forma, a não incidência de impostos e a segurança fiscal e regulatória do serviço de transporte.
Exemplos de quando a nota fiscal de remessa pode ser emitida:
- Brindes e amostras grátis;
- doações;
- produtos enviados para reparo ou manutenção;
- produtos enviados da fábrica para loja;
- produtos enviados de um estoque para outro;
- produtos em consignação;
- produtos enviados para testes;
- mercadorias expostas em feiras e eventos;
- transferências de unidade.
Tipos de notas remessas
Existem muitas ocasiões em que a nota fiscal de remessa pode ser usada. Com base nisso, também há mais de um tipo desse documento, sendo necessário realizar a especificação correta em cada situação.
Basicamente, a nota fiscal de remessa é dividida em dois segmentos. O primeiro é o de saída (quando o produto sai da empresa de origem, por exemplo, quando é preciso enviar uma máquina para manutenção) e o segundo é o de entrada (quando a empresa recebe o produto, um exemplo é a doação de brindes).
Outros tipos de notas fiscais de remessa:
- Remessa para vendas (quando a mercadoria sai de um lugar para ser vendido em outro);
- Retorno de remessa para venda (quando a mercadoria não foi vendida e precisa voltar novamente para a origem);
- Conserto ou manutenção (quando a mercadoria sai para conserto);
- Remessa de retorno de conserto (quando a mercadoria sai de onde foi consertada e volta para a origem);
- Demonstração (quando a mercadoria vai até um local para demonstração);
- Industrialização (matérias-primas, bens intermediários ou embalagens usadas na industrialização).
Quais os dados precisam constar na nota fiscal de remessa?
Ninguém quer ficar parado em uma blitz e ter problemas com a lei porque a mercadoria estava sem nota. Nesse caso, tão importante quanto emitir a nota fiscal de remessa nas situações citadas, é realizar a emissão correta.
Os dados que precisam constar nesse documento são:
- Dados do cliente ou fornecedor;
- Código CFOP;
- Natureza de operação (tipo da nota);
- ICMS e/ou IPI;
- Pis e Cofins;
- Situação Tributária;
- Origem do produto;
- Informações sobre o produto (descrição, quantidade, valor, etc.);
- NCM;
- Informações complementares se necessário.
Onde emitir a nota fiscal de remessa?
Tendo seu certificado digital, a nota fiscal de remessa pode ser emitida usando o mesmo software emissor de nota fiscal usado para os outros documentos. Basicamente, você só precisa especificar o tipo da nota, trocando a “Nota Fiscal de Produto”, por “Nota Fiscal de Remessa”.
Aqui, é importante contar com um ERP de qualidade, que entregue uma solução fácil de usar. Afinal, você não quer ter problemas com emissão incorreta, não é mesmo? Com um bom software de emissão de nota fiscal, a tarefa é toda automatizada, basta preencher os campos da nota e ainda reduz a probabilidade de erros.
Se você utilizar o emissor EGS Sistemas ainda poderá contar com o suporte da equipe de atendimento, disponível por telefone, e-mail e WhatsApp para tirar dúvidas e auxiliar em todas as etapas.
Clique aqui para conhecer mais sobre o emissor de nota fiscal de remessa e demais NFs da EGS Sistemas!