Controle de inadimplência: como evitar e lidar com a inadimplência dos clientes?
Gestão FinanceiraBom seria se todo cliente cumprisse com o combinado e efetuasse seus pagamentos em dia. Infelizmente, nem sempre isso acontece. Cabendo ao empresário ter que arcar com prejuízos diretos e indiretos. O não cumprimento das obrigações financeiras, como é chamado a inadimplência, é bastante prejudicial para as empresas.
Justamente por isso, surge a necessidade de manter políticas de crédito e sistemas para prevenir e lidar com essas situações. Isso porque a inadimplência afeta diretamente o fluxo de caixa e a saúde financeira da organização.
Afinal, é um dinheiro que o empresário está contanto para honrar com os próprios compromissos. Ou seja, quando os clientes não pagam suas dívidas em dia, a empresa pode ter dificuldades para pagar seus próprios fornecedores, salários e outras despesas, podendo levar a um desequilíbrio financeiro e, em últimas consequências, à falência.
Ninguém deseja isso, não é mesmo? Há outros impactos negativos. Podemos citar a redução da capacidade de investimento, aumento do endividamento, perda de credibilidade no mercado e a diminuição da confiança dos investidores e clientes.
Por isso, é fundamental que as empresas adotem estratégias eficazes para gerir e reduzir a inadimplência. Falaremos sobre esses pontos ao longo deste artigo. Vamos lá!?
O que é inadimplência?
Primeiramente, é necessário entendermos bem o que é inadimplência. Como citamos no começo do texto, trata-se de uma situação em que uma pessoa ou empresa não cumpre com suas obrigações financeiras.
Isso pode acontecer por diversos motivos. Entretanto, quando alguém fica inadimplente, significa que deixou de fazer o pagamento de alguma dívida na data estipulada. Como consequências para a pessoa, temos os juros, multas e penalidades legais.
Uma empresa pode tomar medidas para recuperar o dinheiro devido, como enviar notificações e cobranças, acionar o devedor judicialmente ou incluir o nome do devedor em cadastros de inadimplentes, como o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa.
Como estabelecer uma política de crédito segura para evitar a inadimplência?
Por se tratar de uma situação extremamente negativa e ruim, tanto para o cliente credor quanto para a empresa que necessita do pagamento, é importante estabelecer uma política de crédito.
Ela servirá tanto para prevenir quanto para evitar diversos casos de inadimplência, garantindo e protegendo a saúde financeira da empresa. Para isso, é preciso adotar algumas práticas e estratégias que ajudam a minimizar os riscos de crédito e garantir que as dívidas sejam pagas em dia.
Algumas dicas práticas para montar a sua política de crédito:
Fazer análise de crédito
Antes de conceder crédito para um consumidor, busque analisar o histórico financeiro dele. Diversos serviços oferecem ferramentas de consulta. Com base nesses dados, você consegue ter uma projeção da capacidade de pagamento e avaliar o risco de inadimplência.
Estipular limites de crédito para cada cliente
Com base no risco de pagamento, você consegue estipular limites mais seguros conforme o potencial de cada cliente. Bancos e financeiras costumam estipular um limite de crédito de 30% da renda da pessoa. Por exemplo, se um consumidor tem um potencial de pagamento de 500 reais mensais, quando mais alto for o crédito fora desse valor, maior será o risco de inadimplência.
Monitorar o pagamento de cada pessoa
Faça um acompanhamento rotineiro dos seus clientes, procurando sinais de atenção. Por exemplo, cliente paga sempre no último dia do vencimento, atrasa sempre um dia, etc.
Tenha contratos claros e com validade jurídica
Nunca, mas nunca mesmo, faça acordo de boca. Tenha documentos que registrem as negociações, com prazos, condições de pagamento, valores claros, juros e multas, etc. importante que os contratos tenham validade jurídica para assegurar possíveis contestações futuras.
Estipule políticas de cobrança
É importante saber como cobrar seus clientes. Inclusive, já fizemos um artigo sobre esse assunto, que você pode consultar clicando aqui. Basicamente, tenha políticas de cobrança eficientes e claras, com procedimentos e prazos para a cobrança de dívidas. Além disso, treine a equipe de cobrança para lidar com clientes inadimplentes de forma eficaz e profissional.
Envie lembretes
Está chegando perto do dia do vencimento de uma cobrança? Envie uma mensagem de lembrete para o cliente. Essas notificações devem ser claras e objetivas, com informações sobre o valor da dívida, o prazo de pagamento e, dependendo da circunstância, pode incluir as consequências em caso de não pagamento.
Ofereça opções de renegociação
Um cliente inadimplente pode estar em atraso por diversos motivos. Por isso, enxergue isso como uma oportunidade de oferecer condições diferenciadas para ele voltar a ficar em dia. Por exemplo, prorrogação do prazo, redução dos juros, parcelamento, etc. Isso pode ajudar a evitar a inadimplência e manter um bom relacionamento com o cliente.
Registro da inadimplência em órgãos de proteção ao crédito
Em muitos casos, a única saída para reaver o valor em débito é registrar a inadimplência em órgãos de proteção ao crédito. Isso pode ajudar a evitar novos prejuízos financeiros. Esses registros alertam outras empresas sobre a situação financeira do cliente e podem influenciar na concessão de crédito no futuro.
Como prevenir a inadimplência?
É importante lembrar que, apesar de ser um problema, a inadimplência pode ser acontecer em qualquer negócio. Todavia, é fundamental trabalhar com políticas para prevenir, reduzir e ajudar a não tornar recorrente esse fator.
Dessa forma, minimizando os impactos negativos e garantindo a saúde financeira da organização. Além das dicas citadas anteriormente, outra dica valiosa para prevenir a inadimplência é oferecer facilitadores de pagamento.
Não dependa única e exclusivamente do crédito próprio. Diversifique os meios de pagamento para seus clientes. Por exemplo, boleto registrado, cartão de crédito, link de pagamento, entre outros. Monitore constantemente seus clientes, a fim de identificar aquilo que mais da certo e o que precisa melhorar.
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